Total de visualizações de página

26 junho 2009

Watergate do Manasses

“Será difícil, eu diria impossível, provar que Euclides Scalco tem algo a ver com qualquer forma de irregularidade em qualquer campanha ou ação política. Os detratores de Beto Richa foram longe demais ao tentar atacá-lo com documentos que não são documentos e depoimentos de um homem que produziu as provas ilicitamente, tentou vendê-las ao PSDB que não as comprou e agora é apresentado como testemunha de que as mesmas provas são legítimas”, afirmou o deputado Valdir Rossoni.

Os analistas tucanos acreditam que acabou o combustível do imbróglio Manasses – PRTB usado para atacar o prefeito Beto Richa. “Tanto que agora estão improvisando com documentos sem timbre e sem assinaturas, daqueles que podem ser preparados e aviados a qualquer momento”, diz Rossoni.

Hoje, as “novidades” foram essas: um “documento” sem origem sobre gastos que a campanha do PSDB faria com o time de deserdados do PRTB. “Para dar tempero ao requentado, envolveram na estória Euclides Scalco e José Richa Filho da forma mais irresponsável que eu já vi”, concluiu Rossoni.

Texto do blog de Fábio Campana.

Bigode


Imagem do Cartunista Ronaldo Rony do Macapá.



Do Josias de Souza
na Folha Online

Alvejado por novas notícias acerbas, José Sarney esquivou-se de dar as caras no Senado hoje. Preferiu refugiar-se em casa. Trocou idéias com assessores. Depois, soltou uma nota. No texto, faz referência aos negócios do neto José Adriano Sarney.

Filho do deputado Zequinha Sarney (PV-MA), José Adriano desceu à crônica das amoralidades do Senado como operador de empréstimos consignados. Exploração de prestígio? Conflito de interesses? Não, não. Absolutamente. Para Sarney, a notícia é mais uma peça do complô da mídia contra ele.

Mas por que a imprensa teria interesse em converter Sarney em alvo gratuito. Na opinião do senador, a ira das redações se deve ao apoio que ele dá a Lula. Eis o que escreveu Sarney: “As explicações do meu neto, pessoa extremamente qualificada, com mestrado na Sorbonne e doutorado em Havard são suficientes para mostrar a verdadeira face de uma campanha midiática para atingir-me, na qual não excluo a minha posição política, nunca ocultada, de apoio ao presidente Lula e seu governo”.

A Pantera


























do Terra:

Farrah Fawcett, a Jill da série As Panteras, morreu nesta quinta-feira, 25 de junho de 2009, no Hospital St. John's Health Center, em Santa Monica, Los Angeles, por volta das 13h30 (horário de Brasília), 9h30 (horário local). Seu companheiro de longa data, o ator Ryan O'Neal, 68 anos, estava ao lado da atriz em seus últimos minutos.

A atriz americana lutava contra um câncer retal desde setembro de 2006. Em outubro do mesmo ano, Farrah se submeteu a uma cirurgia para retirar um tumor do intestino grosso e fez sessões de quimioterapia e radioterapia durante seis semanas. Quatro meses depois, a atriz recebeu um diagnóstico de que estava curada. No entanto, em maio de 2007, ela anunciou que o tumor havia voltado.

Nascida no Texas em 2 de fevereiro de 1947, Farrah, cujo nome verdadeiro é Ferrah Leni Fawcett, estudou microbilogia na Universidade do Texas, mas sempre quis ser atriz. Estreou na televisão em 1965 na série Jeannie é um Gênio. Nos anos seguintes, participou de The Flying Nun (1967) e The Partridge Family (1970).

Em 1968, a atriz conheceu o ator Lee Majors. Eles oficializaram a união em julho de 1973.

Adeus ao REI do POP



























Do UOL:

O cantor e compositor Michael Jackson, 50, morreu na tarde desta quinta-feira (25), após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles. Segundo o jornal “Los Angeles Times”, os médicos do hospital da Universidade da Califórnia confirmaram a morte do cantor, que teria chegado ao local em coma profundo.

De acordo com o jornal, Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram a sua residência, em Holmby Hills, por volta das 12h20 (horário local). Michael recebeu uma massagem cardiopulmonar ainda na ambulância e seguiu direto ao hospital da Universidade da Califórnia, que fica a dois minutos da casa do cantor.

COPEL

No dia 16 deste mês o governador Roberto Requião bateu no peito e disse que a conta de luz dos 3,5 milhões clientes da Copel não iria sofrer reajuste por conta do aumento a ser anunciado pela Aneel. No dia 23 a Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a Copel a promover um reajuste médio de 12,98% nas tarifas de fornecimento. O governo informou, seguindo orientação do grande líder, que o percentual, no entanto, não seria aplicado aos 3,5 milhões de unidades consumidoras atendidas pela companhia do Paraná. Ontem, 25, no início da noite, a Agência Estadual de Notícias informou o seguinte: ” A Copel vai retomar a prática de conceder aos consumidores pontuais no pagamento da conta de luz um desconto equivalente ao reajuste tarifário recentemente autorizado pela Aneel”. E justificaram: “Seguindo a orientação do governador Roberto Requião, vamos incorporar à nossa tabela de preços o reajuste médio de 12,98% oficializado pela Aneel, mas para os consumidores que pagam sua conta de luz em dia – e que são a grande maioria entre os 3,5 milhões de clientes da Copel – o impacto será integralmente neutralizado pelo desconto concedido”, afirmou Rubens Ghilardi, presidente da estatal. Nada a ver com a despencada das ações da empresa na Bolsa Valores depois que o guia dos paranaenses abriu a boca para dizer que, aqui, ninguém pagaria um centavo de aumento, afinal a Copel é nossa. É bonito isso?

Texto do blog do Zé Beto.

24 junho 2009

DENUNCIA

O deputado Élio Rusch (DEM), líder da bancada da Oposição, denunciou hoje em seu pronunciamento na Assembléia que o Governo do Estado pretende fechar cinco creches de filhos de servidores públicos a partir de julho.

“É lamentável. São 275 crianças que ficarão desamparadas por uma atitude inexplicável desta administração”, disse Rusch (foto).

O deputado recebeu informações de que as creches da Celepar, da Secretaria de Agricultura, da Secretaria de Administração e do DER em Curitiba, além da creche do Iapar em Londrina serão fechadas nos próximos dias.

“Não há justificativa para essa ação. Essas creches estão em atividade há vários anos e as contas dos convênios com entidades sem fins lucrativos sempre foram aprovadas pelo Tribunal de Contas”, afirmou.

Texto do blog de Fábio Campana.

BETO no MPF

O prefeito Beto Richa (PSDB) vai hoje, às 16h30, ao Ministério Público Federal (MPF) pedir rigor nas investigações do escânadlo que envolve a compra de apoio dos dissidentes do PRTB nas eleições de 2008.
Na manhã de hoje, Richa anunciou a exoneração de três funcionários vinculados ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e a perda de direitos de outros dois.

Texto do blog Política em debate.

CAIXA 2 OU CAIXA PRETA

O Ministério Público do Paraná, através da Promotoria da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, abriu nesta semana (22) procedimento investigatório para apurar as notícias de ilegalidades envolvendo o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), supostamente ocorridas durante a campanha das eleições municipais do ano passado, em favor do atual prefeito, Carlos Alberto Richa. O MP-PR iniciou as investigações a partir de informações veiculadas na imprensa e buscará verificar se houve emprego de recursos não contabilizados (“caixa 2”) e eventuais crimes eleitorais.

O Promotor de Justiça Armando Antonio Sobreiro Neto, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Eleitorais, do Ministério Público do Paraná, informou que a Instituição trabalha em sintonia com o Procurador Regional Eleitoral no Paraná, Néviton de Oliveira Batista Guedes, que acompanha a questão no âmbito do Ministério Público Federal.

Texto do blog Política em debate.

Revelação

Candidato à prefeito derrotado nas eleições de 2008, o deputado estadual Fábio Camargo (PTB), prometeu há pouco na Assembleia que, nos próximos dias, revelará o nome do cabeça do esquema de corrupção para compra de apoio dos dissidentes do PRTB nas eleições 2008.
Segundo Camargo, esta pessoa seria um membro do primeiro escalão da Prefeitura. “Prefiro não revelar ainda. Estou aguardando a confirmação de quem era o chefe do esquema. Na hora em que isso vier à tona, o pessoal da Prefeitura vai se arrepender. Esta pessoa ocupa cargo de chefia e é muito ligada ao Beto Richa”, explica o deputado.
Camargo informou ainda que todos os recibos assinados pelos dissidentes do PRTB como forma de comprovação do pagamento (como mostra o vídeo exibido pelo Fantástico) eram encaminhados para esse cabeça do esquema.
O deputado disse que teve acesso aos vídeos através de Rodrigo Oriente (um dos responsáveis pelas filmagens). “O Oriente chegou até mim através de um advogado amigo meu, o Aroldo. Não divulguei o escândalo antes para não ficar caracterizado que seria uma jogada política minha contra o Beto”.
Camargo garantiu ainda que Alexandre Gardolinski (que aparece no vídeo fazendo pagamentos aos dissidentes do PRTB) era assessor de Fernanda Richa na Fundação de Ação Social (FAS).

Texto do blog Política em debate.

Mentes Brilhantes

“Na última terça-feira fiz um convite para pessoas que se destacam na política do Paraná participassem do programa Brasil Nação, do próximo domingo. Mandei convidar o Alvaro Dias, que aceitou. Mandei convidar o senador Osmar Dias e o prefeito Beto Richa. Mas infelizmente não poderemos ter nosso caminho iluminado por estas mentes brilhantes”, de Requião ironizando, na “escolinha” de ontem, a recusa de Osmar Dias e Beto Richa em participar do debate entre os possíveis candidatos ao governo em 2010. O “democrático” debate se dará na TV Educativa. Apenas o senador Alvaro Dias (PSDB), o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) e o diretor brasileiro de Itaipu, Jorge Samek (PT), devem participar.

Texto do blog Política em debate.

Feliz da Vida

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Ricardo Barros (PP), esteve ontem na sessão da Assembleia e mal conseguiu disfarçar a satisfação com a divulgação de denúncias com potencial de barrar a pré-candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo. Nos cálculos de Barros, sem Richa na disputa, aumentam as chances do senador Osmar Dias (PDT) ser mesmo candidato. Caso o pedetista desista do governo e decida disputar a reeleição, Barros teria mais um adversário de peso na briga pelo Senado.

Texto do blog Política em debate.

Deslize


O ex-líder da bancada de oposição na Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), não deixou passar o deslize de Rafagnin e disse que “isso ocorreu por uma paixão repentina que o PT tem com do Osmar Dias, porque perceberam que ele seria melhor governador do que aquele que é hoje”.

Texto do blog Política em debate.

Dias de hoje


A deputada Luciana Rafagnin (PT) quis dar um pito da tribuna da Assembleia no senador Alvaro Dias (PSDB), que não poupa munição na oposição ao governo Lula (PT). A petista acabou se confundido e citando o nome do senador Osmar Dias (PDT).

Texto do blog Política em debate.

19 junho 2009

ALERTA

O deputado estadual Péricles de Holleben Mello (PT) promoverá na próxima semana, uma audiência pública para debater o projeto de lei 277/09. Proposto pelo governo do Estado, o projeto permite que o Poder Executivo chame policiais militares da reserva remunerada para fazer a guarda de sedes administrativas e atuar em funções de natureza militar.

A proposta do governo foi encaminhada à Assembleia no último dia 8 e neste momento aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Mello diz que a audiência será importante para que seja feito um debate sobre o projeto. “Nossa preocupação é com a preservação da categoria de vigilantes do Paraná e evitar que haja possíveis demissões”, justifica. Hoje, aproximadamente 6,5 mil vigilantes prestam serviços em departamentos da administração pública em todo o Estado.

Texto do blog Política em debate.

Bons Tempos

O prefeito Beto Richa decidiu substituir o secretário da Região Metropolitana de Curitiba, Manasses de Oliveira, e o superintendente da secretaria, Raul D’Araújo Santos, depois que viu, hoje a tarde, material gravado “que não caracteriza crime, mas demonstra comportamento incompatível com um membro do governo municipal”

Manasses e D’araujo estavam envolvidos em situação constrangedora, onde não faltaram gravações e dossiês, provocada pelos confrontos interno no PRTB, partido que apoiou oficialmente o candidato Fábio Camargo à prefeitura. Manasses e seu grupo deixaram o PRTB para apoiar Beto Richa.

Outro demitido é Alex Gardolinski, que teria feito gravações de reuniões do grupo de Manasses.

Dias atrás, em Colombo, o governador Requião se dirigiu a Manasses com a seguinte provocação: “você está com a vida complicada, eu tenho uma gravação que acaba com você.

Texto do blog de Fábio Campana.

POPOZUDA


Do site do Ancelmo Góis

Conhece? É a funkeira Valeska Popozuda, numa das poses para a “Playboy” especial que chega às bancas amanhã. E no retrato que ela beija… é ele mesmo, Luiz Inácio Lula da Silva, na foto oficial da presidência.

Com todo o respeito: apoio mais explícito ao terceiro mandato é impossível…

09 junho 2009

OS + MAIS




























A Paraná Pesquisas pediu aos curitibanos que citassem espontâneamente o nome de um deputado estadual que merece o seu voto. Mauro Moraes, do PMDB, e Luiz Carlos Martins, do PDT, foram os mais citados e muito na frente dos demais.

Depois, pela ordem, foram citados os nomes do deputado Ney Leprevost, do PP; de Roberto Accionli, que é vereador do PV, Luís Accorsi, deputado tucano; Carlos Simões, que teve o mandato cassado; Edson Praczyck, Rafael Greca, Tico Kusma e Alexandre Curi.

Os deputados federais mais lembrados são: Ratinho Junior, do PSC; Angelo Vanhoni, do PT; Gustavo Fruet, do PSDB; Abelardo Lupion, do DEM; Affonso Camargo, do PSDB; Cassio Taniguchi, do DEM; Doutor Rosinha, do PT; Luciano Ducci, do PPS, Pastor Oliveira, e Reinhold Stephanes (pai), do PMDB.

Texto do blog de Fábio Campana.

Caso Gomyde





























Não é novidade. É do estilo de Requião et caterva. Depois de demitir Ricardo Gomide, do PC do B, da presidência da Paraná Esportes, agora os bate-paus da comunicação palaciana passam à segunda fase do plano, que significa o linchamento moral do novo desafeto.

A irritação da famiglia cresce quando observa as fotos de Gomide em confraternizações com tucanos de Beto Richa, entre eles Valdir Rossoni, do PSDB.

Até, porque, o objetivo é acabar com a candidatura de Gomide a deputado federal para favorecer a candidatura do sobrinho de Requião, João Arruda, que tem a óbvia preferência dos tios Roberto e Maurício.

É essa a origem de cartas apócrifas que atribuem as piores mazelas ao Ricardo Gomide. Denúncias, muitas delas, antiquissimas, que não incomodavam Requião até a semana passada. As denúncias contra Gomide foram publicadas hoje na imprensa.

Texto do blog de Fábio Campana.

08 junho 2009

Pesquisa

A assessoria do vereador Mário Celso (PSB) está distribuindo, no plenário da Câmara, resultado de pesquisa estimulada (nomes dos candidatos apresentados) sobre a corrida pelo governo do Estado e pelas duas vagas paranaenses no Senado.

A sondagem, que abrange 79 municípios e 7.123 entrevistas, mostra o seguinte:

Governo do Estado

Beto Richa (PSDB) - 40,07%
Osmar Dias (PDT) - 36,58%
Orlando Pessuti (PMDB) - 5,19%
Paulo Bernardo (PT) - 2,23%
Não sabe - 11,03%
Nenhum - 6,21%

Senado

Roberto Requião (PMDB) - 43,27%
Gleisi Hoffmann (PT) - 24,31%
Ricardo Barros (PP) - 22,13%
Gustavo Fruet (PSDB) - 18,17%
Flávio Arns (PT) - 17,08%
Abelardo Lupion (PSDB) - 5,71%
João Elísio (DEM) - 2,36%
Não sabe - 11,9%
Nenhum - 8,33%


Texto do blog Política em debate.

Dep. Fanta é empossado quarta-feira

O presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), conforme este blog já havia adiantado na última semana, dá posse a Mário Roque (PMDB) no lugar de Fernando Ribas Carli Filho (PSB).

O ex-prefeito de Paranaguá será empossado na quarta-feira, às 10 horas.

Conforme aqui anunciado, a Procuradoria da Assembleia fez contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) em busca de orientação para definir quem assume a cadeira de deputado de Fernando Ribas Carli Filho (PSB): Mário Roque (PMDB) ou Wilson Quinteiro (PSB).

Do TRE o Legislativo recebeu a seguinte resposta: nas eleições de 2006, Roque recebeu 37.747 votos, ficando na primeira suplência. Quinteiro obteve 24.307 votos e é o segundo suplente.

O deputado Reni Pereira (PSB) já adiantou que seu partido vai recorrer a Justiça Eleitoral acusando Roque de infidelidade partidária. Seduzido pelas promessas de Requião, Roque migrou para o PMDB para disputar o retorno a Prefeitura de Paranaguá nas eleições do ano passado.

Texto do blog Política em debate.

Maurício não é Ilegal

O Ministério Público do Paraná (MP/PR) emitiu parecer no qual afirma que não há qualquer ilegalidade na permanência de Maurício Requião como conselheiro do Tribunal de Contas.

A manifestação do MP, que leva a assinatura do promotor Luis Eduardo Silveira de Albuquerque, é relativa a ação popular proposta pelo advogado Cid Campelo Filho, contestando a escolha do irmão do governador para ocupar o cargo vitalício, com salário de R$ 21 mil mensais.
Agora, a ação popular vai para as mãos do juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Douglas Marcel Peres.
Caso a decisão de Marcel acompanhe a manifestação do MP, Maurício estará livre para retornar ao TCE.
O irmão do governador foi afastado da função graças a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O MP discorda dos argumentos de que a votação aberta - adotada na Assembleia na eleição de Maurício - seja ilegal, por aumentar a pressão para que os parlamentares escolhessem o irmão do governador. “(…) a escolha de membro do Tribunal de contas pela Assembleia Legislativa por votação aberta não afronta o princípio da simetria (…)”.

Em outro trecho, o promotor garante que a eleição do irmão de Requião não configura ofensa a súmula antinepotismo do Supremo. “No caso concreto, como visto, a vaga a que concorreu o requerido Maurício Requião não era de livre escolha do Governador, mas de indicação da Assembleia Legislativa. O requerido Roberto Requião, por força de disposição Constitucional, apenas formalizou a escolha procedida por outro Poder”.

Texto do blog Política em debate.

???? IAP

O deputado Marcelo Rangel (PPS) está questionando o Instituto Ambiental do Paraná – IAP sobre a rápida emissão de uma licença ambiental para a exploração de área na região do Botuquara, em Ponta Grossa, para o acondicionamento do lixo. “Este assunto está sendo largamente discutido pela população de Ponta Grossa durante a Semana do Meio Ambiente e é preciso que o IAP justifique como conseguiu em prazo recorde esta liberação sem nunca ter consultado técnicos do setor e a Universidade Estadual de Ponta Grossa, que possui mestres no assunto”.

Texto do blog Política em debate.

Você esta demitido

O governador Roberto Requião (PMDB) anunciou na manhã desta segunda-feira, durante a reunião do Mãos Limpas, a demissão do presidente da Paraná Esportes, Ricardo Gomyde (PC do B). Embora não confirme, o afastamento de Gomide teria sido motivado pela recente aproximação com o prefeito Beto Richa (PSDB).

Há cerca de duas semanas, Gomide ciceroneou Richa durante passagem por Ibaiti. Natural do município, o comunista teve mais de sete mil votos na região em 2006, quando disputou cadeira na Câmara Federal.
Quem acompanhou a passagem da caravana de Richa pelo município do Norte Pioneiro garante que Gomyde se mostrou um dos mais entusiasmados cabos eleitorais da candidatura do tucano a sucessão de Requião.

Texto do blog Política em debate.

05 junho 2009

POP STAR

O prefeito Beto Richa foi recepcionado como pop star no encontro do PSDB, em Foz do Iguaçu, hoje no final da manhã. Quem estava lá, garante que ele levou uma hora para percorrer um trecho de 20 metros da escada do Hotel Bourbom até o local do evento, tamanho o assédio de fotógrafos e políticos. Muitos o chamaram de governador.

Os governadores José Serra e Aécio Neves, acabam de deixar Belo Horizonte rumo à Foz. Eles devem chegar ao encontro por volta das 17 horas, acompanhados do presidente do PPS nacional, Roberto Freire, do presidente do PPS do Paraná, Rubens Bueno, do senador Eduardo Azeredo, e do deputado Rodrigo de Castro. Além de Beto, já estão em Foz os deputados Ricardo Barros, Eduardo Sciarra, Abelardo Lupion e os senadores Alvaro Dias e Katia Abreu.

Há quem garanta que o evento não será um lançamento da candidatura de Beto Richa ao governo do Paraná. Resta saber se todos os caciques do partido sabem disso.

Texto do blog de Fábio Campana.

Entornou o Caldo

A relação entre o governo Requião e o PT – que já não andava boa – entornou de vez esta semana, depois que o governador anunciou a intenção de enviar à Assembleia Legislativa um projeto instituindo a licença maternidade de seis meses para as servidoras públicas estaduais. Os petistas alegam que a decisão após o governo perder uma ação judicial para uma funcionária do setor de Saúde sobre o tema. E que uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) prevendo o benefício apresentada pelos deputados do partido foi engavetada por pressão de Requião depois de ser aprovada em primeiro turno na Assembleia.
Requião alega que por gerar novas despesas, a proposta tem que vir do Executivo. Os petistas reclamam que o governador tenta capitalizar politicamente em cima de uma iniciativa do partido. “Mais uma vez o governador deixou de trabalhar com seus aliados na Assembléia Legislativa e preferiu o embate com o Poder Judiciário”, disse o deputado Elton Welter (PT).

Texto do blog Política em debate.

Jogo do Poder


O presidente do PDT no Paraná, Osmar Dias, é o entrevistado deste domingo, 7, do programa Jogo do Poder, da CNT. O programa, apresentado por Luiz Carlos Rocha, vai ao ar em rede estadual a partir das 23 horas. Na entrevista, o senador fala dos rumos da sucessão ao governo do estado do Paraná, da reforma no sistema político e tributário, voto distrital, e das alianças para 2010.

Texto do blog política em debate.

Delazari Notificado

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, foi convidado pela Mesa Executiva da Câmara a prestar esclarecimentos sobre a recente resolução da pasta que determina busca, apreensão de carteiras de habilitação e até prisão de motoristas notificados com mais de 20 pontos de infrações nos últimos 12 meses.

O documento, assinado pelos 38 vereadores, foi encaminhado nesta semana, após decisão tomada em consenso pelo plenário da Casa.

A medida é clara reação dos parlamentares a quase prisão do vereador Denílson Pires (DEM), por policiais que foram até sua casa buscar a carteira de motorista suspensa.

Texto do blog Política em debate.

03 junho 2009

Prova dos nove

150 deputados e senadores respondem a 317 inquéritos ou ações penais. Em 100 casos, o Supremo encontrou elementos para transformar 52 parlamentares em réus. As denúncias incluem malversação de dinheiro público, corrupção e, até, estupro.

Da bancada de 30 deputados federais do Paraná, nove deputados federais têm processos no STF. Veja a lista a seguir:

Abelardo Lupion (DEM-PR)
Ação Penal 425 - crime eleitoral

Alceni Guerra (DEM-PR)
Ação Penal 433 - crime da Lei de Licitações
Ação Penal 436 - crime contra a fé pública/ falsificação de documento público
Ação Penal 451 - crimes da Lei de Licitações, durante mandato como prefeito
Inquérito 2794 - crimes de trânsito

Alfredo Kaefer (PSDB-PR)
Inquérito 642 - crimes eleitorais
Inquérito 2589 - formação de quadrilha e crime contra o sistema financeiro nacional. Corre em segredo de Justiça.

Cassio Taniguchi (DEM-PR)
Ação Penal 445 - crimes da Lei de Licitações.
Ação Penal 203 - crimes de responsabilidade, por conta de gestão à frente de prefeitura Inquérito 1814 - improbidade administrativa.
Está licenciado. É secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do governo do Distrito Federal

Giacobo (PR-PR)
Ação Penal 345 - crime contra a ordem tributária
Ação Penal 360 - seqüestro e cárcere privado
Ação Penal 395 - calúnia e difamação.
Ação Penal 433 - crime contra a Lei de Licitações
Ação Penal 480 - por apropriação indébita
Inquérito 2712 - crime contra a ordem tributária
Inquérito 2806 - crime de ameaça.

Luciano Pizzatto (DEM-PR)
Ação Penal 490 - apropriação indébita previdenciária

Nelson Meurer (PP-PR)
Inquérito 2506 - relativo à concessão, permissão e autorização e serviço postal.

Ricardo Barros (PP-PR)
Inquérito 1164 - crimes contra a ordem tributária (sonegação fiscal). Os autos estão sobrestados no STF

Takayama (PSC-PR)
Inquérito 2652 - peculato, crime contra a ordem tributária e estelionato
Inquérito 2771 - peculato

Passo a Passo

O promotor Rodrigo Chemin, que acompanhava o caso do ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho enquanto o processo corria em foro privilegiado, disse há pouco, em entrevista à CBN, que o conjunto probatório recolhido no inquérito sobre o acidente que matou dois jovens em Curitiba, não deixa dúvidas sobre a embriaguez de Ribas Carli e da absurda velocidade que ele desenvolvia no momento do choque.

Chemim reafirmou que o conjunto de evidências caracterizam duplo homicídio com dolo eventual. Segundo o promotor, não há contradições nos 26 depoimentos colhidos até agora. Ele descreveu, passo a passo, o que Ribas Carli fez horas antes do acidente, desde o restaurante.

“Ribas Carli jantou com o seu tio (deputado Plauto Miró) e, juntos, tomaram uma garrafa de vinho. Depois o tio foi embora e ele passou para a mesa de um casal amigo. Nesta mesa, tomou mais 3 ou 4 garrafas de vinho. A mulher praticamente não bebeu e o amigo diz que quem mais bebeu foi o deputado, o que se comprova pelo comportamento dele em seguida. Na saída, Ribas Carli chegou a entrar no carro do amigo porque foi aconselhado a não dirigir por estar alcoolizado. Saiu do carro em movimento, ainda no estacionamento, cambaleando e chegou a ficar de quatro no chão. Não aceitou as recomendações para não dirigir e assumiu o risco. Saiu do restaurante cantando pneus e, segundo as testemunhas, entrou na rua Carlos de Carvalho, que é a preferencial, sem parar”, disse o promotor segundo o inquérito.

O promotor disse ainda que, entre a saída do restaurante e o momento do acidente não é possível saber o trajeto do deputado. “O que se sabe é que ele estava, no mínimo a 150 km/h no momento da colisão. Isto de acordo com o depoimento de peritos”, afirmou Chemim, que agora deixa o caso para um promotor de Juízo de primeiro grau, já que Ribas Carli não tem mais foro privilegiado.

Texto do blog de Fábio Campana.

Licença-maternidade

Requião soube do projeto de licença-maternidade encaminhado pelo PT e não teve dúvida. Resolveu meter a mão e dizer que o projeto é seu, mesmo depois do projeto do PT ter sido aprovado em primeira discussão.

Os deputados estaduais Elton Welter e Luciana Rafagnin, do PT,viram com surpresa a mão grande do governador Requião em se apropriar do projeto de lei instituindo a licença-maternidade de seis meses para funcionários do Estado.

Os petistas são autores da proposta de emenda constitucional que aumenta para 180 dias a licença maternidade para as servidoras estaduais e que tramita desde 2007 no Legislativo. A proposta foi aprovada em 1ª discussão em 2007 por 41 votos, nenhum contrário e 3 abstenções. Mas há quase dois anos está parada nas comissões da Assembleia. Certamente para dar a Requião a oportunidade de meter a sua colher no assunto.

Texto do blog de Fábio Campana.