Total de visualizações de página

29 setembro 2009

Paraná Previdência

Há pouco, na escolinha, ao anunciar convênios do Tribunal de Contas e da Assembléia com a ParanáPrevidência, Requião fez a alegria de empreiteiros e empresários amigos que se assanham para entrar no negócios das Pequenas Centrais Hidrelétricas — PCHs, ao lado da Copel.

Atribuindo-se o papel de salvador da instituição, que segundo ele correu risco de naufragar nas mãos de lobistas que tentavam orientar aplicações em papéis de alto risco, Requião diz que o melhor investimento será em empreendimentos da Copel, estatal que deve coordenar a concessão de PCHs há muito desejadas por grupos econômicos do Paraná.

Requião esqueceu de dizer que demitiu da ParanáPrevidência quem denunciou a falcatrua armada em seminários pagos por lobistas de bancos e financeiras. E manteve nos cargos os responsáveis pela armação.

Texto do blog de Fábio Campana.

Diplomacia de M..........

De Otávio Cabral e Duda Teixeira, na Veja:

Na contramão da tradição diplomática nacional, o Brasil se intromete na política interna de outro país e o faz da pior maneira possível: como coadjuvante de Hugo Chávez

Lula tem na política o instinto matador que caracteriza os grandes artilheiros do futebol tão admirados por ele. Na semana passada, essa habilidade abandonou o presidente da República. Ele esteve em Nova York para discursar na abertura da 64ª Assembleia-Geral da ONU, palco privilegiado para fazer aquilo de que mais gosta e que faz como poucos: enaltecer o Brasil aos olhos do mundo. Em sua fala, Lula assinalou os avanços no uso de energias limpas no Brasil e mesmerizou os burocratas internacionais com ataques à caricatura do mercado onipotente. Ficou nisso. A maior parte do tempo passado sob os holofotes foi dedicada por Lula a falar de um país estrangeiro, Honduras, uma nação paupérrima sem nenhuma relação especial com o Brasil. Politicamente instável, Honduras vem de ejetar do posto e exilar um presidente, Manuel Zelaya, pela tentativa de desrespeitar a Constituição e, por meio da convocação de um plebiscito, perpetuar-se no poder.

Caso típico da contaminação ideológica patrocinada pelo venezuelano Hugo Chávez, Zelaya vendeu a Caracas seu pouco valorizado passado de latifundiário direitista. De repente, começou a se pautar pela cartilha populista chavista de miséria moral e material, supressão de liberdades individuais, desrespeito às leis, aos costumes civilizados, associação com o narcotráfico e, claro, eternização no poder – receita que estranhamente passou a ser chamada de esquerda na América Latina. Em uma operação comandada por Chávez, Zelaya foi conduzido de volta a Honduras e se materializou com numerosa comitiva na casa onde funciona a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. Esse hóspede incômodo, de aparência bizarra e com sinais evidentes de distúrbios mentais – ele se diz vítima de ataques por radiação de alta frequência e gases tóxicos que ninguém mais percebe –, foi o grande assunto de Lula em Nova York. O Brasil pode esperar outra oportunidade.

Campanha

Três deputados do PMDB — Luiz Cláudio Romanelli, Alexandre Curi e Nereu Moura — estiveram reunidos com o vice Orlando Pessuti durante cerca de duas horas no Palácio das Araucárias. A portas fechadas, sem comunicado oficial à imprensa.

Foram tratar com Pessuti da intensificação da campanha ao governo no interior do Paraná, que andou lenta nas últimas semanas.

Os três prometeram articular uma reunião da bancada para extrair compromisso de todos de levar a candidatura de Pessuti nas ações que cada um dos deputados do PMDB desenvolve no interior.

A ordem é essa: alavancar a candidatura do Pessuti.

Texto do blog de Fábio Campana.

PSDB & GAUDINO

Vencidas as resistências internas no ninho, o vereador Professor Galdino está pronto para se tornar o 14º vereador tucano na Câmara Municipal de Curitiba.

Os festejos, com bumbos e trombones, serão na quarta-feira.

Amanhã quem se filia ao PSDB é o secretário Antidrogas, Fernando Francischini. Deixou o PP de Ricardo Barros e virou tucano.

Texto do blog de Fábio Campana.

Itália

A deputada estadual Cida Borghetti está na Itália, para onde viajou, em missão oficial, com a delegação brasileira que visita a província de Trento.

A comitiva participa de diversas atividades de estreitamento de parceria com a cidade de Piraquara no Paraná. Entre outras atividades, o grupo brasileiro está conhecendo sobre o cooperativismo local e agroturismo.

– É uma troca de experiência cultural e econômica, onde podemos ver novas formas de produção, de agricultura familiar e vamos levar essas novidades para o Paraná, e assim também estamos falando dos bons projetos que temos no Brasil. Uma troca muito valiosa de informações, explicou.

Texto do blog de Fábio Campana.

MP

O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia, Cleiton Kielse, do PMDB, entregará ao Ministério Público, na tarde de quarta-feira (30), toda a documentação apresentada em plenário na última semana sobre o Programa de Concessão de Rodovias no Paraná.

O procurador-geral de Justiça, Olympio Sotto Maior, receberá pessoalmente as cópias dos lotes das licitações e as alterações no comparativo de metas provocadas pelos Termos Aditivos aos contratos dos anos 2000 e 2002, bem como análise e pedidos de quebra de sigilo bancário-fiscal e bloqueio do caixa de arrecadação das concessionárias de pedágio.

Segundo Kielse, o objetivo principal é retroagir os contratos aos termos originais e eliminar os aditivos dos anos 2000 e 2002, com prejuízos demonstrados através do desequilíbrio financeiro presente nas planilhas de investimentos de obras e de manutenção das empresas.

Texto do blog de Fábio Campana.

Conta e Risco

O PT nativo convenceu a ministra Dilma Rousseff a vir ao Paraná por conta e risco. Acredita que não dá para esperar que Osmar Dias se declare aliado, muito menos aguardar o fim da indefinição e dos maus bofes de Requião, que continua com um pé em cada canoa, faltando um terceiro para pisar no barco do Ciro Gomes.

Diante das circunstâncias, antes só do que não aparecer, Dilma virá no dia 30 de setembro, quarta-feira, a Curitiba para a abertura do Congresso da ABRAPP, entidade que congrega fundos de pensão.

No dia 5 de outubro Dilma voltará ao Paraná. Estará em Londrina. Sempre ciceroneada pela presidente do PT nativo, Gleisi Hoffmann.

Texto do blog de Fábio Campana.

Segundo

O vice Orlando Pessuti decidiu apressar o petiço de sua candidatura. Afirmou hoje, em entrevista à rádio Band News que é candidato e pelos seus cálculos vai disputar o segundo turno da eleição para governador. Com quem não sabe dizer, mas estará lá, garante.

Os marqueteiros de Pessuti apostam no crescimento de sua candidatura baseados no que segue:

1) Pessuti será candidato à reeleição, estará no cargo e terá todas as vantagens que isso representa. Lembram que a maioria absoluta dos candidatos à reeleição tiveram sucesso.

2) O PMDB é o partido mais estruturado e com maior capilaridade no Paraná. Terá chapas competitivas para a Assembléia, a Câmara Federal e um candidato a Senador, Roberto Requião, que consideram virtualmente eleito.

3) Dizem os marqueteiros que Pessuti é o único candidato com chances de vitória que não pertence a nenhuma das oligarquias estaduais. Não tem ascendentes que estiveram no poder. Portanto, ele seria o único a representar uma quebra na alternância das famílias Dias, Richa, Requião e Lerner no governo estadual.

4) Pessuti conta com o apoio dos prefeitos de pequenos municípios, o que lhe daria na largada uma posição consistente para chegar ao segundo turno com um dos adversários — Beto Richa ou Osmar Dias.

Texto do blog de Fábio Campana.

25 setembro 2009

A menor redação... do Enem


'Redassão'

Tema: 'O mano'

Quando eu tiver um mano,


vai-se chamar Herrar,

porque


Herrar é o mano.


Fui...

21 setembro 2009

Royalties

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo defendeu hoje, que o Paraná divida com os outros estados os recursos do fundo sócio-ambiental e dos royalties que serão obtidos com a exploração do pré-sal.

“É justo e razoável que o Paraná também participe do regime de partilha do marco regulatório do pré-sal”, defendeu.

Bernardo e outras lideranças paranaenses participaram da audiência pública “PRÉ-SAL: O Novo Marco Regulatório enquanto instrumento de controle estatal”, promovida pelas lideranças do PT,PDT e PMDB, realizada na Assembleia Legislativa.

Texto do blog de Fábio Campana.

Princípio é Possível

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse hoje que “em princípio é possível” que o PT defina até outubro o nome que vai lançar para concorrer à Presidência da República. O prazo foi defendido pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (SP), que é presidente licenciado do PMDB e quer firmar uma aliança com o partido.

“Eu entendo o anseio do presidente do PMDB (Michel Temer) para ter essa decisão até outubro. Eu acho que tem de haver um esforço para ver se isso é possível”, afirmou a ministra, ao deixar a sede da Petrobras, em Brasília, onde participou de reunião do Conselho de Administração da estatal. “Cada partido tem o seu ritmo”, ponderou Dilma, pré-candidata à sucessão presidencial.

Texto do blog de Fábio Campana.

Nacionalista

Não passou desapercebida dos jornalistas que cobriam o seminário do Pré-Sal, nesta manhã, na Assembléia Legislativa, a radical mudança de discurso do senador Osmar Dias. Ele assumiu posições de extremado nacionalista ao falar sobre o Pré-Sal, a Petrobras e o futuro do país.

Até ontem defensor de uma economia aberta ao capital externo, Osmar parecia um velho político do PTB de Vargas discursando os velhos slogans da campanha “O petróleo é nosso”.

Texto do blog de Fábio Campana.

Tática Eleitoral

A Executiva Estadual do PT se reúne hoje, em Curitiba, com os filiados para discutir a tática eleitoral para a candidatura ao Senado Federal. A virtual candidata ao senado pelo PT é Gleisi Hoffmann (foto). Mais não há.

O objetivo é fortalecer o diálogo e preparar as ações para a eleições de 2010 com a militância de todos os campos do PT.

Estarão presentes os deputados das bancadas estaduais e federais, dirigentes dos sindicatos, prefeitos, vereadores e secretários de estado do PT.

Texto do blog de Fábio Campana.

18 setembro 2009

LULA em CURITIBA



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite de ontem (17), em Curitiba, da solenidade do 33º aniversário de instalação do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, quando foi confirmada a posse do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, o primeiro juiz cego da história do Brasil.

Imagens da chegada com Aerolula, protestos e algumas personalidades na solenidade.
















15 setembro 2009

Quadro


O casal Rafael Iatauro e Tatiana Bove agora é feliz proprietário de um quadro da nova safra de Juarez Machado. Os dois foram, viram, gostaram e compraram na hora uma das telas da exposição. Quem pode, pode.

Texto do blog do Zé Beto.

Baile

E o baile continua. O deputado Ney Leprevost, do PP, esteve reunido hoje de manhã com Beto Richa (PSDB). Disse que a maioria do partido está com o prefeito para a batalha ao governo do Estado. Informou, contudo, que isso não quer dizer que é contra o senador Osmar Dias (PTB), afinal de contas, o grupo ainda não se dividiu, oficialmente. O deputado federal Ricardo Barros, presidente estadual do partido, que andou para cima e para baixo com Dias, quer ser candidato ao Senado. Se a vaga na chapa de Richa está reservada a ele, ainda não se sabe. Isso é campanha!

Texto do blog do Zé Beto.

Queda Livre

O colunista Giba Um revela que a situação de Dilma pode ser ainda pior do que aquela mostrada pela pesquisa Sensus:

“Está nas mãos do pessoal do PMDB outra pesquisa atribuída ao Ibope, onde a queda de intenções de votos para Dilma Rousseff seria maior do que a revelada pela pesquisa CNT/Sensus: teria desabado de 18% para 13%. Segundo esse outro levantamento, o cenário seria: Serra, 42%; Ciro, 14%; Dilma, 13%; Heloisa Helena, 7% e Marina Silva, 3%”.

Texto do blog de Fábio Campana.

Bate pronto

– Se vocês forem com o Osmar Dias, libero todos para irem com quem quiserem, inclusive com o Beto Richa, que é a vontade da maioria.

Palavras do governador Requião a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que foi ao palácio no inicio da tarde para amenizar a bronca do governador com Paulo Bernardo e para tentar convencer Requião de que a melhor chapa é com Osmar Dias na cabeça.

Texto do blog de Fábio Campana.

Brasiguaios

A interferência direta do presidente Lula é a única solução para conter as agressões de integrantes do Movimento Campesino Paraguayo, contra os brasileiros que residem no Paraguai.

A avaliação é do deputado Dobrandino da Silva, do PMDB, que aprovou na Assembleia Legislativa um requerimento solicitando a interferência pessoal de Lula junto ao presidente Fernando Lugo, para impedir os conflitos e agressões aos brasileiros que vivem na área rural do Paraguai.

O deputado também vai sugerir a formação de uma comissão de parlamentares para discutir a questão com o governo paraguaio.

“A situação dos brasiguayos, como são chamados os brasileiros que residem no Paraguay, é muito preocupante”, declarou Dobrandino na tribuna da Assembleia. A situação, segundo o deputado, tem afetado os brasileiros que são proprietários ou arrendatários de terras em solo paraguaio.

Texto do blog de Fábio Campana.

Disse, Não Disse

La Hoffmann deu entrevista hoje para Denise Mello, da rádio Banda B. Garantiu que seu marido, o ministro Paulo Bernardo, não disse o que todos os jornais da praça e da República registraram que ele disse, ou seja, que o PT vai entrar de cabeça na campanha de Osmar Dias, do PDT, frase que muito irritou o governador Requião.

Gleisi jura que faltou completar a frase de Bernardo, que teria dito que o PT entraria de cabeça para eleger Osmar Dias desde que Osmar entre de cabeça para eleger Dilma Rousseff.

Não muda muita coisa, mas é um esforço a mais para amenizar os impulsos de Requião que não esconde os maus bofes com todos os que declaram apoio a Osmar Dias. E como Lula e Dilma vêm à Curitiba na quinta, Gleisi quer Requião mais calmo antes disso.

Texto do blog de Fábio Campana.

Manual Prático de Campanha

“Manual Prático de Campanha – 15 Passos para Vencer uma Eleição” é obra de João Arruda, o sobrinho dileto de Requião, e de Clóvis Augusto Freitas da Costa, assessor jurídico.

Os dois nunca venceram uma eleição, mas foram adotados como manual autorizado do PMDB para as campanhas eleitorais que se aproximam. A fórmula não é secreta. Até os adversários podem estudá-la no site do oficial do PMDB.

João Arruda é candidato a deputado federal, mas não consta que sugira em seu manual um passo importante para alcançar o resultado: o apoio do governador.

Texto do blog de Fábio Campana.

Alvaro X Osmar

De tudo o que Alvaro Dias disse ontem em sua passagem pela Assembléia, os deputados tucanos destacaram três observações.

1 - Alvaro declarou que não será candidato a governador se o seu irmão, Osmar, insistir em ser candidato pelo PDT.

2 - Alvaro reconhece que seu irmão Osmar é candidato pelo PDT e sem disposição de abrir mão da candidatura.

3 - Para escolher o candidato tucano entre ele e o prefeito Beto Richa serão feitas pesquisas de opinião.

Os argutos tucanos extraíram uma contradição dessas declarações: se Osmar é candidato e se Alvaro não enfrentará seu irmão, Alvaro não será candidato. Logo, concluíram os deputados, o candidato tucano será Beto Richa, sem necessidade de pesquisas de opinião.

Texto do blog de Fábio Campana.

Festejaram

Os 35 mil professores que fizeram o curso de formação Normal Superior à Distância do IESDE/VIZIVALI e não tiveram o reconhecimento do MEC, festejaram hoje uma solução anunciada pelo governador Requião na escolinha e apresentada pelo chefe de gabinete, Carlos Moreira (foto), ex-reitor da Universidade federal do Paraná.

Como o curso IESDE/VIZIVALI de ensino à distância não tinha credenciamento formal, o governo deve firmar convênio com o IFPR que oferecerá um curso complementar e ao final o diploma de Licenciatura em Pedagogia. Diploma de instituição federal de ensino superior. O IFPR é a maior instituição federal de ensino a distância, tendo 240 tele-salas espalhadas por todo o Paraná.

O conteúdo curricular do curso está sendo analisado pelo Conselho Superior do IFPR e logo a seguir deverá receber autorização do MEC. Baseado no que cada aluno do IESDE/VIZIVALI cumpriu será necessário complementar seus estudos com carga horária de mais ou menos 200 a 300 horas.

Por ser um curso aberto ao público, ele, obrigatoriamente, deverá ter um teste seletivo que ocorrerá no dia 22 de novembro. Mas o governo garante que o número de vagas será superior a 35 mil necessárias.

Texto do blog de Fábio Campana.

08 setembro 2009

Indignado


Na Escola de Governo de hoje, o apresentador Roberto Requião, governador do Paraná, se mostrou indignado com a falta de patriotismo e civismo verificada ontem nas comemorações do 7 de setembro. Notou a ausência de muitas autoridades, entre elas a do prefeito Beto Richa (PSDB), que está em São Paulo acompanhando uma cirurgia do filho menor. Cunhou uma frase antológica, afirmando que a Pátria não é destinada ao lazer, à sunga e à capirinha, e lembrou Miguel Arraes, ao falar sobre a separação que há entre as elites e a população, afirmando que ontem o Centro Cívico recebeu 80 mil pessoas, ao contrário dos 25 mil noticiados pelo jornal Gazeta do Povo. Expressionante!

Texto do blog de Zé Beto.

Escolinha do Bob



Imagens da Escolinha, em pleno Feriado Santo.