Total de visualizações de página

28 junho 2010

Processar

O governador Orlando Pessuti anunciou hoje, pela Agência Estadual de Notícias do governo, que vai tomar medidas judiciais contra a revista Veja, por conta da matéria publicada neste final de semana que acusa ele e sua mulher, Regina, se serem funcionários “fantasmas” da Assembleia Legislativa.

Em texto assinado pelo jornalista Otávio Cabral, a revista afirma que Pessuti virou servidor público da Assembleia com direito a salário de R$ 12 mil sem ter realizado concurso público e sem precisar trabalhar.

Segundo a nota oficial, ao contrário do que afirma a revista, o governador ingressou no serviço público por concurso, transferiu-se para o quadro de servidores da Assembleia com base na legislação da época, sem qualquer remuneração, uma vez que desde então sempre ocupou cargo eletivo.

O texto explica que Pessuti exerceu quatro mandatos de deputado estadual consecutivos e, desde 2003, está à disposição do Poder Executivo, primeiro na condição de vice-governador, e atualmente como governador, “sem receber qualquer remuneração da Assembleia”, como determina a Constituição Federal no seu artigo 38-I e a Constituição estadual no artigo 28-I.

Texto do blog Política em debate.

Papelão da Convenção


O PMDB realizou no último domingo (27), a sua convenção no Estação Embratel Convention Center.

Um gasto desnecessário, porque nada foi resolvido, não formaram as coligações não entraram num entendimento o PMDB, PT e o PDT, tudo ficou para quarta-feira que é o prazo para os candidatos.

Tudo isso depende dos Dias, que pelo visto estão mandando e desmandando no estado do Paraná.

A militância que compareceu na convenção toda uniformizada com camisetas de seus candidatos não gostaram muito por ter que esperar, alguns até vaiaram o deputado estadual Romanelli, enquanto falava.

Então não passou de um grande Papelão a Convenção.




















26 junho 2010

O Primeiro Passo


Enquanto todos ficam de olho quem vai ser candidato ao governo do Paraná, o deputado estadual Fábio Camargo (PTB), reúne em plena sexta-feira após o jogo do Brasil mais de 300 pessoas em sua casa.

Ele conseguiu apoio de vários políticos do interior e contando com a presença de algumas personalidades do alto escalão do Governo Estadual e Municipal.

Como o Secretário Estadual de Saúde Carlos Moreira, Chefe de Gabinete da prefeitura de Curitiba David Campos, Secretário Municipal do Governo Luiz Fernando Jamur, Rafael Iatauro Diretor Financeiro da Copel, Desembargador Clayton Camargo como também da Paraná Pesquisa Murilo Idalgo.

17 junho 2010

Recesso


A Comissão de Revisão da Lei Orgânica da Câmara de Curitiba rejeitou há pouco a proposta da vereadora Renata Bueno (PPS) de suspender o recesso parlamentar de julho. Apenas a parlamentar votou a favor da própria proposição.

Acabou passando a sugestão do vereador Serginho do Posto (PSDB) para redução do recesso de 90 para 60 dias.

Caso a alteração na Lei Orgânica seja aprovada em plenário a Câmara terá sessões entre 1º de fevereiro a 15 de julho e de 1º de agosto a 15 de dezembro.

Atualmente, as sessões começam no dia 15 de fevereiro e vão até 30 de junho e são retomadas em 1º de agosto e encerradas em 15 de dezembro.

Trxto do blog Política em debate.

???????

Neste exato momento, o senador Osmar Dias (PDT) é candidato à reeleição, com João Elísio Ferraz de Campos – homem de muitas posses – como suplente e apóia Beto Richa (PSDB) para o governo. Tudo ainda pode mudar.

Dias está sob forte pressão dos aliados que ameaçam abandona-lo caso desista de disputar o Palácio das Araucárias. São prefeitos pedetistas e fortes lideranças de outros partidos.

Além disso, desde a manhã de hoje, o ministro Paulo Bernardo e sua esposa, Gleisi Hoffmann (PT), também entraram em cena com munição de grosso calibre.

Orlando Pessuti (PMDB) também já cedeu a exigência do pedetista e admitiu desistir.

Enfim, só resta esperar e ver até que ponto Osmar Dias quer ser candidato ao governo do Paraná.

Texto do blog Política em debate.

ABRE MÃO

Em entrevista a colunista Roseli Abrão do Hora H News, o governador orlando Pessuti (PMDB) confirmou que abre mão de disputar a reeleição para apoiar a candidatura do senador Osmar Dias (PDT).

“Eu me disponho a abrir mão da disputa em nome da unidade (dos partidos da base de sustentação do governo Lula), mas desde que possa ter espaço político”, afirmou.

Ou seja, Osmar Dias tem tudo o que queria – PT e PMDB juntos, palanque único de Dilma Roussef no Paraná – para ser candidato ao governo.

Texto do blog política em debate.

PUXÃO DE ORELHA

Os vereadores membros da Comissão de Revisão da Lei Orgânica da Câmara de Curitiba estão indignados com a vereadora Renata Bueno (PPS) e ameaçam afasta-la da relatoria da Comissão.

Tudo teve início a partir de um texto enviado pela parlamentar a imprensa no qual informava que hoje seria votado projeto de sua autoria para suspender o recesso de julho da Câmara.

Na verdade, o texto seria apenas apresentado hoje e, de acordo com os colegas de parlamento, Bueno errou já que a suspensão do recesso só poderia ser definido pela Comissão e jamais através de projeto de lei.

Há pouco, o presidente da Comissão, vereador Paulo Frote (PSDB), deu um puxão de orelhas na representante do PPS. De acordo com o tucano, somente o presidente da Comissão poderia se manifestar sobre as possíveis alterações na Lei Orgânica. Os vereadores alegam ainda que o relatório apresentado por Bueno “é incompreensível e está fugindo do combinado”.

Texto do blog Política em debate.

Azedou o Ninho


A reviravolta no cenário eleitoral do Paraná, com o avanço nas negociações para que o senador Osmar Dias (PDT) seja candidato ao governo, com o apoio do PMDB e do PT, abalou os caciques tucanos, que no início da semana chegaram a anunciar com estardalhaço que o acordo para que o pedetista desistisse em favor de Beto Richa (PSDB) era questão de horas para ser fechado. Não por acaso, o presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, autor do anúncio, desapareceu ontem. Não deu as caras na sessão da Assembleia Legislativa e evitou contato com a imprensa.

Rossoni (foto) foi sumariamente desautorizado por Osmar, em mais um indício de que a conversa com os tucanos azedou. Outro que também submergiu ontem foi o presidente estadual do PDT, deputado Augustinho Zucchi. Tido como “fiel escudeiro” de Osmar, Zucchi trabalhou ativamente para atrapalhar as negociações com o PMDB e o PT. Chegou a telefonar na tarde de terça-feira para dirigentes peemedebistas, para garantir que o senador teria fechado o apoio a Richa. Tudo para garantir a vaga de candidato a vice na chapa do tucano. O próprio Osmar estaria insatisfeito com o comportamento de Zucchi (foto).

Texto do blog Política em debate.

Zucchi com cara azeda de sempre, no plenário da assembleia.


Cotado


Dirigentes do PMDB garantiram ontem que as notícias sobre a possibilidade de indicação do deputado Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) como candidato a vice na chapa de Osmar não passaram de especulação. Stephanes não tem apoio nem do partido, nem do governador Orlando Pessuti para a vaga. Os deputados federais Marcelo Almeida e Rodrigo Rocha Loures (foto) são os mais cotados no momento.

Texto do blog Política em debate.

SOBRANDO


Caso Osmar confirme que enfrentará Richa na disputa pelo Palácio das Araucárias, reabrem-se as portas para a candidatura do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) ao Senado. Uma das vagas de candidato a senador na chapa tucana já foi reservada para o deputado federal Ricardo Barros (PP). A segunda aguarda por Dias, mas pode acabar sobrando para Fruet.

Texto do blog Política em debate.

Última Esperança

Sobre o que conversavam ontem à noite, já perto das 21 horas, o ex-prefeito Beto Richa e o senador Osmar Dias, reunidos na sede do PDT? Estaria ali ocorrendo apenas mais um jogo da última esperança – aquela que nunca morre – ou o comunicado final de que já não há mais acerto possível? O encontro foi testemunhado por gente dos dois lados: Beto foi acompanhado do presidente do seu partido, deputado Valdir Rossoni, e também pelo deputado Ademar Traiano; com Osmar, lá estavam os deputados Augustinho Zucchi, presidente do PDT, e o deputado Fernando Scanavaca.

O encontro se deu poucos minutos após o governador Orlando Pessuti ter telefonado para Osmar Dias para comunicá-lo da decisão de desistir de disputar o governo do estado, deixando o PMDB livre para firmar aliança com o PDT, com a participação do PT. O anúncio oficial desta decisão seria feito em Brasília, preferentemente na presença do presidente Lula. Esta, sim, era a última esperança que Osmar acalentava para, enfim, confirmar sua condição de candidato a governador – e não a senador, como lhe oferecia o PSDB.

Até o fechamento desta edição não se sabia o resultado da reunião. Teria Osmar Dias sucumbido ao canto dos tucanos? Ou dito não? Como diria Hamlet: esta é a questão.


Do colunista Celso Nascimento da Gazeta do Povo:

TÔ FORA


O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) apresentou ontem seu programa de rádio, sinalizando que pretende cumprir mesmo a promessa de abandonar a política e não mais se candidatar a cargos eletivos, muito menos disputar a reeleição esse ano. Pela lei eleitoral, políticos que apresentam programas de televisão e rádio tem que se afastar da atividade após as convenções partidárias. A convenção do PTB foi na última segunda-feira, e Canto sequer compareceu.

Texto do blog Política em debate.

16 junho 2010

Só na Espera


A semana se encaminha para o fim e segue o suspense em torno da escolha do candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por José Serra (PSDB). O senador paranaense Álvaro Dias, que é um dos cotados, continua na moita, com declarações pra lá de evasivas.

Texto do blog política em debate.

Jornada de Trabalho


Em meio ao bate-boca entre deputados por conta dos cargos comissionados da Casa, o presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), anunciou ontem a implantação, até o final do mês, de um sistema computadorizado para controle da jornada de trabalho dos servidores públicos do Legislativo. O diretor-geral da Assembleia, Eron Abboud, disse que a equipe responsável pelo estudo definirá qual o tipo de equipamento será usado, quantos serão instalados e em que locais da Casa. O sistema de controle será por ponto eletrônico – feito por meio de cartões magnéticos – ou ponto biométrico, que libera a entrada e saída por meio da leitura da impressão digital dos funcionários. Os equipamentos devem ser instalados na portaria principal e em áreas próximas aos locais de trabalho, como as entradas dos prédios da Administração, do Plenário e dos gabinetes dos deputados.

Texto do blog Política em debate.

Imprudente



Se em entrevista ao Jornal do Estado, o senador Osmar Dias (PDT) já havia rebatido as declarações de Valdir Rossoni (PSDB) – que afirmou que o pedetista apoiaria a candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo – para a Agência Estado, o pedetista foi além e disparou contra o presidente do diretório tucano no Paraná.

“Ele (Rossoni) foi um imprudente, um irresponsável. Não preciso de ventríloquo para falar por mim. Quando tiver a definição, eu mesmo vou anunciar minha decisão”, afirmou Dias, por telefone. O paranaense adiantou que anuncia até amanhã sua decisão, já que a Convenção Estadual do PSDB para lançar a candidatura de Richa está agendada para sábado.

14 junho 2010

Posicionamento

O presidente do PSDB do Paraná, deputado Valdir Rossoni, garante que o apoio do senador Osmar Dias (PDT) a candidatura de Beto Richa (PSDB) ao govenro será anunciada ainda esta semana em entrevista coletiva. “Está consumado. O senador Osmar Dias estava apenas esperando o posicionamento do diretório nacional. Tivemos uma conversa na semana passada. Devemos ter uma coletiva no decorrer desta semana onde será anunciada esta composição”, garantiu em entrevista a rádio CBN de Cascavel.

Segundo Rossoni, Osmar Dias já definiu que será candidato ao Senado. “No sábado, teremos a convenção onde estaremos homologando a candidatura do Beto Richa, aonde teremos o vice do PDT e dois candidatos ao Senado. Teremos o senador Osmar Dias e o deputado Ricardo Barros”, informou.

Rossoni confirmou que o deputado estadual Augustinho Zucchi é o mais cotado para ser o vice de Richa. “Ainda não tenho posição oficial do PDT, mas tudo indica que será o deputado Augustinho Zucchi, que tem uma relação forte com a agricultura e poderá dar grande contribuição para candidatura do Beto Richa”, disse.

Texto do blog Política em debate.

09 junho 2010

A lista

Do blog do Zé Beto

Para não esquecer os “Gafanhotos”, o “Homem Invisível” fez um pequeno levantamento desde que o caso foi deflagrado pela denúncia do ex-governador Roberto Requião, então senador da República, em 2001. A lista dos parlamentares denunciados também está aí. Confiram:

http://www.senado.gov.br/web/relatorios/RelPresi/2001/035-QuestoesdeOrdem.pdf

Ademar Traiano (deputado estadual, PSDB)
Ademir Bier (ex-deputado)
Algaci Túlio (ex-deputado) Antônio Carlos Barater (ex-deputado)
André Vargas (deputado federal pelo PT, ex-deputado estadual e ex-vereador em Londrina)
Antônio Anibelli (deputado estadual, PMDB)
Antônio Carlos Barater(ex-deputado)
Antônio Carlos Belinati (ex-deputado estadual, PP)
Antônio Toti Colaço Vaz (ex-deputado estadual e ex-prefeito de Irati)
Arlete Caramês (ex-deputada)
Barbosa Neto (deputado federal e ex-deputado estadual, PDT)
Basílio Zanusso (ex-deputado)
Caíto Quintana(deputado estadual, PMDB)
Carlos Simões(deputado estadual, PR)
César Seleme (ex-deputado estadual)
Cezar Silvestri (deputado federal pelo PPS, ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Guarapuava)
Chico Noroeste (deputado estadual)
Cleiton Kielse (deputado estadual pelo PMDB)
Custódio da Silva(ex-deputado e ex-vereador de Curitiba)
Divanir Braz Palma (ex-deputado)
Edno Guimarães(ex-deputado estadual do PMDB)
Edson Praczyk (deputado estadual, PRB)
Edson Strapasson (deputado estadual, PMDB)
Eli Ghellere (ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Miguel do Iguaçu, PDT)
Elton Welter(deputado estadual, PT)
Elza Correia (ex-deputada estadual e ex-vereadora em Londrina)
Felipe Lucas (deputado estadual pelo PPS, ex-vereador e ex-prefeito de Irati)
Geraldo Cartário (ex-deputado) Ricardo Chab (ex-deputado)
Hermas Brandão (ex-deputado e atual presidente do TC)
Hermes Fonseca (ex-deputado e atual diretor administrativo da Sanepar)
Hidekazu Takayama(deputado federal e ex-deputado estadual, PSC)
Jocelito Canto(deputado estadual, PTB)
José Maria Ferreira(ex-deputado e atual prefeito de Ibiporã)
Luciano Ducci (ex-deputado estadual e vice-prefeito de Curitiba)
Luiz Carlos Alborghetti (ex-deputado)
Luiz Carlos Zuk (ex-deputado)
Luiz Fernando “Litro” da Silva (deputado estadual PSDB)
Luiz Fernando Ribas Carli (ex-deputado estadual e atual prefeito de Guarapuava)
Luiz Nishimori (deputado estadual pelo PSDB)
Marcos Isfer (ex-deputado e atual presidente da Urbs)
Mauro Moraes (deputado estadual pelo PMDB e ex-vereador em Curitiba)
Moysés Leônidas (ex-deputado)
Natálio Stica (ex-deputado estadual e ex-vereador em Curitiba)
Neivo Beraldin (ex-deputado)
Nelson Bernardino Dal Santos (ex-deputado)
Nelson Garcia (deputado estadual licenciado e secretário estadual do Trabalho, PSDB)
Nelson Tureck (ex-deputado e atual prefeito de Campo Mourão)
Nereu Moura(deputado estadual, PMDB)
Orlando Pessuti (vice governador e ex-deputado estadual, PMDB)
Padre Paulo Campos (ex-deputado)
Paulo Gomes Junior
Pedro Ivo Ilkiv (deputado estadual, PT)
Ratinho Júnior (deputado federal pelo PSC e ex-deputado estadual)
Renato Gaúcho (ex-deputado)
Reni Pereira (deputado estadual, PSB)
Ricardo Chab,
Ricardo Maia (ex-deputado)
Serafina Carrilhoe (ex-deputada)
Sérgio Spada (ex-deputado)
Tiago Amorim (ex-deputado já falecido)
Tony Garcia (ex-deputado)
Vanderlei Iensen (ex-deputado estadual e atual diretor-presidente da Celepar)
Waldir Leite (ex-deputado)
Waldyr Pugliesi (deputado estadual, PMDB)

LIBERDADE PARA BIBINHO


O Ministro Dias Toffoli (foto), do STF, acaba de determinar em decisão monocrática a liberdade para o ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná Abib Miguel, o Bibinho, pivô do escândalo dos Diários Secretos.

O argumento é que as investigações levadas a efeito pelo Ministério Público paranaense são parte dos processos iniciados com a tal Operação Gafanhoto, e tudo o que foi feito até aqui está nulo. A decisão ainda não foi publicada, mas já foi definida hoje e deve aparecer no site do STF amanhã.

E assim caminha a justiça brasileira. ( Quem pode, pode. Quem não pode se sacode).

Como sempre quem fica preso no país tupiniquim é só preto, pobre e ladrão de galinha.

Que vergonha senhor ministro Toffoli.

07 junho 2010

Impeachment



Na onda de moralismo que atinge os partidos políticos no Paraná, o PV protocolou na manhã de hoje na Assembleia pedido de impeachment do presidente do Legislativo, deputado Nelson Justus (DEM) e do primeiro secretário, Alexandre Curi (PMDB).

Se Justus cair, Antonio Anibeli (PMDB) assume a presidência da Casa.

Texto do blog Política em debate.

Explicações


O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) demitiu Marcelo Venâncio Brito, seu piloto de avião e motorista particular, do cargo de assessor parlamentar de seu gabinete. Rossoni alegou não ver nada de irregular na contratação do piloto, mas afirmou ter preferido demiti-lo para não ter que ficar dando explicações do fato. A contratação foi revelada por reportagem da Folha de Londrina publicada no último domingo, e foi fartamente explorada por adversários do tucano, inclusive o ex-governador Roberto Requião (PMDB).

Texto do blog Política em debate.

Quebra-quebra

O vereador e presidente da torcida organizada Os Fanáticos, Julião da Caveira, apresentou hoje projeto que impede que os três grandes times de Curitiba – Coritiba, Paraná e Atlético – disputem jogos no mesmo dia, a menos que as equipes entrem em campo com, pelo menos, cinco horas de diferença.

A ideia é evitar o encontro entre os torcedores e o conseqüente quebra-quebra.

Texto do blog Política em debate.

Responsabilidade

Diante de reportagem da edição de 7 de junho da Revista Veja em que o delegado federal aposentado Onésimo Sousa afirma ter recebido proposta no valor de R$ 1,6 milhão para grampear o telefone do ex-governador e atual pré-candidato à Presidência da República José Serra, com a finalidade de utilizar o material para prejudicá-lo na campanha eleitoral, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu que o governo promova a responsabilidade civil e criminal dos responsáveis.

De acordo com a reportagem, o pedido teria partido da equipe do comitê de campanha do PT à Presidência da República, tendo à frente os jornalistas Luiz Lanzetta, supostamente representante do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e Amauri Ribeiro, e o empresário Benedito de Oliveira, com vínculos com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Texto do blog Política em debate.