Total de visualizações de página

20 maio 2010

Responsabilizou

Assim como o presidente da Assembleia, Nelson Justus (DEM), o deputado Durval Amaral (DEM) – responsável pela elaboração dos projetos de reestruturação administrativa da Casa – responsabilizou funcionários da Casa – leia-se o ex-diretor Abib Miguel e seu grupo – pelos desmandos que levaram à maior crise da história do Legislativo paranaense.

Ao contrário de Justus, porém, Amaral admitiu – em entrevista à rádio CBN agora há pouco – que parcela da culpa pelo que aconteceu também foi dos parlamentares. Segundo ele, um decreto de número 52/84 que os próprios deputados desconheciam, estabelecia que todo o gerenciamento da Casa ficava nas mãos desses funcionários. “Grande parte do mal acomete a Assembleia é porque os próprios parlamentares não legislaram, nem fiscalizaram como deveriam”, confessou, afirmando que essa “anestesia” agora foi transformada em “adrenalina” para tentar dar uma resposta à onda de denúncias de desvios de dinheiro público que atinge a Casa.

Texto do blog Política em debate.

Ficha Limpa


Osmar Dias, líder do PDT no Senado Federal e pré-candidato do partido ao governo do Paraná, defende que o projeto de iniciativa popular “Ficha Limpa”, aprovado nesta semana pelo Congresso Nacional, seja válido para o pleito de outubro. “Aprovamos um projeto que vai mudar os rumos da política brasileira. Com a nova lei, quem vai se candidatar não pode ter condenação judicial definida por um colegiado de juízes. Este projeto, que teve origem na sociedade, foi aprovado por unanimidade. Defendi a urgência na aprovação porque quero que valha já para as eleições de 2010”, afirmou.

Texto do blog do Fábio Campana.

Encontro


O senador Osmar Dias, do PDT, e o governador José Serra, do PSDB, marcaram encontro para hoje em São Paulo. O assunto é a eleição no Paraná. Como Dias informou que já recebeu proposta concreta do presidenciável tucano, pode ser que a resposta será dada nesta reunião.

Texto do blog do Fábio Campana.

Críticas


Roberto Requião fez novamente severas críticas a Pessuti em entrevista à repórter Ligia Gabrielli, no Canal 21. Disse que existe uma diferença de visão entre ele e Pesssuti. “Tenho uma visão mais técnica e Pessuti tem uma visão mais política , no sentido mal da palavra”. Requião disse que Pessuti cometeu “equívocos horríveis”, por ter um comportamento “antigo” e “um vício de quem foi deputado por muitos mandatos, que se elege por pequenos favores”, por isso, nas palavras de Requião, que a pesquisa aponta 10% a ele. Requião disse também que Pessuti escolhe seus secretários como se fosse um “corretor de favores”. Revela ainda que se soubesse o que aconteceria no governo depois que saísse, não teria se desimcompatibilizado. Sobre a negociação que deu fim à multa do Banestado, Requião disse que isso aconteceu durante o governo dele, não foi Pessuti o responsável.

Texto do blog do Fábio Campana.

18 maio 2010

Cidade Maravilhosa



Rio de Janeiro - Brasil

Red Bull Air Race



No Aterro do Flamengo e Enseada de Botafogo foi o palco do Red bull Air Race, etapa Rio de Janeiro - Brasil.






Interrogado


A defesa do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho protocolou petição na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, informando que ele opta por ser interrogado em Curitiba, no processo que apura sua responsabilidade em acidente de trânsito que deixou dois mortos, ocorrido em abril do ano passado. Com isso, o juiz agora deve definir a data do interrogatório.

Paradão


Em entrevista a rádio CBN, o pré-candidato ao governo do Paraná, Beto Richa (PSDB), afirmou que não pode ficar parado esperando pelo apoio do senador Osmar Dias (PDT).

“Não posso parar minha estratégia e meus compromissos em função de outros pré-candidatos. Temos paralelamente, reservado um tempo para as conversas com outros partidos. Estou bastante animado com o caminhar destas negociações. Estão avançando em velocidade satisfatória depois da minha desincompatibilização”, disse.

Para desespero do presidente do DEM/PR, deputado federal Abelardo Lupion, Richa garante que já tem o apoio dos Democratas. Lupion defende a aliança com o PDT de Osmar Dias.

“Tenho oficialmente declarados os apoios do PSB e Democratas. Mas acredito que poderemos reeditar a grande aliança. Sempre tive uma relação de respeito e apreço com o senador Osmar Dias. Nosso convite é para que o Osmar seja candidato a senador na nossa chapa”, comentou.

Texto do blog Política em debate.

Que Teta


A Assembleia partiu de vez para o contra-ataque contra o Ministério Público (MP/PR).
O deputado Jocelito Canto (PTB) acaba de usar a tribuna da Assembleia para informar que o ex-secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, recebeu, em dezembro de 2009, salário de R$ 37.033,92 do MP.

Em agosto de 2007, o então procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo, acatou o pedido de exoneração de Delazari.

“Vou apresentar um pedido de informações. Quero saber o que é isso. Estamos pasando por um momento de moralização. Todos os Poderes têm que fazer isso. Ele não era mais membro do Ministério Público. Porque recebeu salário?”, questiona Jocelito.

Texto do blog Política em debate.

Julgamento



A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julga, na sessão de amanhã, se arquiva ou dá continuidade a representação na qual o PRP acusa o ex-diretor da Cohapar e secretário-geral do PMDB/PR, João Arruda e seu tio, o ex-governador Roberto Requião (PMDB), por abuso de poder político e utilização indevida dos meios de comunicação social.

O PRP relata que o secretário peemedebista participou de eventos do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) – presidido pela sua mão, Lúcia Arruda – onde foram distribuídos veículos e equipamentos para as cidades do interior, com cobertura da Agência Estadual de Notícias.

No último dia 18 de março, o juiz auxiliar Juan Daniel Pereira Sobreiro proibiu, em decisão liminar, Arruda de participar de atos e eventos oficiais do governo do Estado.

O sobrinho de Requião é pré-candidato a deputado federal. O Ministério Público Eleitoral (MPE) já apresentou parecer favorável a continuidade do processo.

Caso sejam considerados culpados, Requião e Arruda podem ficar impedidos de disputar as eleições de outubro.

Texto do blog Política em debate.

12 maio 2010

Aprovado


Já o deputado Jocelito Canto (PTB) teve aprovado requerimento para questionar o Ministério Público e a imprensa. Ele pediu informações sobre cargos e salários no MP, eventuais vantagens recebidas pelos promotores, se há investigações quanto a irregularidades de governos anteriores e se o MP investiga repasses de dinheiro do governo Lerner a grupos de comunicação. Ele requeriu, também, informações ao TCU sobre repasses federais à Rede Paranaense de Comunicação, autora da série de reportagens que desencadeou no escândalo da Assembleia.

Texto do blog de Fábio Campana.

Até tu Dunga.

Credibilidade


Do jeito que está a tal Assembléia Legislativa do Paraná finge que legisla, o povo finge que acredita e o presidente Nelson Justus até pra fingir que manda, carece de credibilidade.

Lembra muito aquela cantiga de Vinicius de Moraes: “era uma Casa muito engraçada/não tinha teto/ não tinha nada. Ninguém podia entrar nela/não/ porque na Casa não tinha chão”.

E cá pra nós, nem Deputado que mereça qualificação.

Texto do blog de Ruth Bolognese.

Fora do Ar


A rádio Banda B é de propriedade do deputado estadual Luiz Carlos Martins (PDT). A rádio que transmite notícias e tem um portal até hoje não colocou no ar uma palavra ou uma linha sobre as denúncias e a ação do Ministério Público na Assembleia Legislativa. A equipe de jornalistas que ali trabalha nada tem a ver com isso. Agora surgiu essa notícia sobre o senador Osmar Dias, que é do mesmo partido de Martins. Ela pode ser um furo, mas também pode ser uma furada.

Texto do blog do Zé Beto.

Porta em Porta


Sem o mandato e a estrutura da Assembleia Legislativa, Mauro Moraes (PSDB) decidiu fazer campanha à moda antiga. Ou seja, gastando sola de sapato.

O ex-deputado, que teve o mandato cassado por infidelidade partidária, está visitando 30 casas por dia em Curitiba e região metropolitana.

Moraes trocou o PMDB pelo PSDB em setembro do ano passado.

Texto do blog Política em debate.

Chapa Completa



Os três representantes do PPS na Assembleia reagiram prontamente a possibilidade de coligação na proporcional com PSDB/PP e DEM. “Teremos chapa completa para deputado estadual e federal. Nunca em nossas reuniões foi sequer discutida a possibilidade de formação de um chapão”, garantiu Marcelo Rangel (PPS).

A reação dos parlamentares é relativa a nota publicada ontem pelo blog.

“Vamos trabalhar para eleger no mínimo o dobro dos deputados estaduais que temos hoje”, afirmou Douglas Fabrício.

Nas fotos deputados Douglas Fabrício e Marcelo Rangel.

Texto do blog Política em Debate.

PV fora do governo


Pessuti nomeou hoje Cícero Gonçalves de Oliveira como novo secretário Especial de Controle Interno. Oliveira era secretário executivo do Conselho Revisor e assume a pasta comandada pelo ex-secretário Melo Viana (foto).

Gafe


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu uma gafe hoje, ao trocar o nome do técnico da seleção brasileira, Dunga, por “Tuma”. O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, é acusado de ter ligações com Paulo Li, apontado como um dos líderes da máfia chinesa em São Paulo.

“Pode ter faltado um ou outro jogador, no gosto de cada um, mas a verdade é que o Tuma, oh… a verdade é que o Dunga está levando para lá um time vencedor”, disse.

Texto do blog Política em debate.

Ênio amansa o discurso

Diante da iminente retomada da parceria Osmar Dias (PDT)/Beto Richa (PSDB), o presidente do PT/PR, deputado Ênio Verri, amansa o discurso e afirma que o pedetista não pode desistir de disputar o governo. “Não acredito que ele desista. O senador Osmar Dias disputou o governo do Estado em 2006 e perdeu por uma diferença de apenas 10 mil votos. Ele tem grandes chances de ganhar a eleição este ano”, afirma.

Verri garante que a proposta do PT também é atrataiva. “Assim como o PSDB está fazendo sua proposta, o PT também fez sua proposta ao PDT. Foi feita nacionalmente, pelo presidente Lula. Oferecemos outros partidos da base do governo Lula. A única coisa que solicitamos foi a vaga ao Senado para a Gleisi Hoffmann”, diz.

Nunca é demais lembrar que no mês passado, o próprio Verri declarou que as negociações com o PDT estavam encerradas no Paraná.

Texto do blog Política em debate.

06 maio 2010

RTVE

O governador Orlando Pessuti (PMDB) deve concluir na próxima semana a reforma do secretariado desencadeada após a renúncia do antecessor, Roberto Requião (PMDB).

O alvo desta vez deve ser a rádio e TV Educativa (RTVE) e seu diretor, Marcos Batista.

Fontes próximas a Pessuti revelam que ele nunca engoliu o fato de Batista não lhe dar o devido espaço na emissora estatal, que só tinha olhos e ouvidos para Requião.

Texto do blog Política em debate.

Temor


Entre os aliados de José Serra há um temor em relação às próximas pesquisas eleitorais. Como até o momento nenhuma pesquisa foi registrada no TSE, a tendência é que não haja divulgação de sondagens este fim de semana. As próximas podem ficar para o outro fim de semana – e este é justamente o problema.

Caso isso se confirme, como as entrevistas são geralmente feitas quinta e sexta-feira, elas sairiam “contaminadas” pelo programa de tevê do PT (em que Dilma será a estrela), que será exibido na quinta, dia 13.

Texto do blog do Fábio Campana.

Vacilão

O estilo adotado pelo deputado Enio Verri para comandar o PT , que misturaria vacilação e arrogância, tem sido apontado como um dos responsáveis pela paralisia do partido no Paraná. O comando do PT do estado, na visão de sua militância, não demonstra capacidade de fazer alianças e não libera o partido para trabalhar a candidatura própria. Essa paralisia começa a assustar o PT.

Enio Verri é apontado, juntamente com o deputado André Vargas, como responsável pelo fracasso das negociações com o PDT do senador Osmar Dias. Agora Verri não consegue avançar nas negociações com o PMDB de Orlando Pessuti porque estaria intimidado com a oposição a essa aliança por parte do ex-governador Roberto Requião, de quem foi secretário.

Petistas acusam Verri de ser vacilante na condução das negociações com o PMDB, subserviente aos interesses familiares do ministro Paulo Bernardo, mas arrogante e centralizador no trato com a militância.

Texto do blog de Fábio Campana.


Os deputados estaduais aprovaram ontem, em primeira discussão, uma lei disciplinando a forma de trabalho dos assessores legislativos. A figura do agente político, previsto no texto original do projeto apresentado pelo deputado Durval Amaral (DEM), foi abolida em subemenda aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e também em primeira votação, em plenário.

O projeto retorna para votação em segunda discussão na próxima segunda-feira. Ao invés da regulamentação da função de agente político, o substitutivo elaborado na CCJ descreve as atribuições das assessorias.

O texto estabelece distinções entre as funções de assessor parlamentar exercida nos gabinetes dos deputados e na administração da Assembleia Legislativa em Curitiba e o trabalho feito por assessores fora das dependências da Casa e em outras cidades.

Negociada entre a bancada do PT e o relator, deputado Luiz Claudio Romaneli (PMDB) foto, a nova versão da lei prevê a realização de concurso público em um prazo máximo de dois anos.

04 maio 2010

Ruy Barrozo e as Havaianas


Queria agradecer ao colunista, amigo e Embaixador das Havaianas no Paraná, Ruy Barrozo pelo presente.

Agente Político


Assembleia discute projeto que pode facilitar a contratação de funcionários Fantasmas.

O Agente Político não tem hora pra entrar, nem pra sair e sequer precisa aparecer na Assembleia.
Fonte: RPC

Relator do Projeto dep. Luiz Cláudio Romanelli (PMDB).


Alguem se abilita a ser um Agente Político, até eu quero ser, só para ganhar sem fazer nada.

Mas tenha certeza que vai ter que dividir o salário com os nobres e transparentes deputados.

Se a moda pega


O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), proibiu o acesso ao plenário de fotógrafos e assessores de imprensa dos gabinetes. A medida, segundo ele, visaria impedir o trânsito frequente de funcionários durante as sessões. Só está autorizada a circular nos corredores e no plenário a imprensa oficial da Casa.
Há quem julgue que a medida, na verdade, vise inibir o registro fotográfico dos “fantasmas” da Câmara que, nos últimos dias, ressurgiram das catacumbas. Nunca antes na história, o pátio de estacionamento do legislativo municipal ficou tão cheio.

Lei Marcial na Assembleia Legislativa do Paraná

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Anibelli (PMDB), voltou a dizer que vai cumprir o Regimento Interno da Casa à risca e não permitir que cinegrafistas e fotógrafos circulem livremente pelo plenário.

Essa é uma homenagem desse blog ao grande deputado Antonio Anibelli (PMDB).

A postura dos nobres deputados, antes da Lei Marcial.