Total de visualizações de página

16 outubro 2007

Os curitibanos e as estradas.

Os curitibanos e as estradas.

Neste feriado da Padroeira do Brasil, eu presenciei absurdos na estrada que liga Curitiba – Florianópolis que é a BR 101.

O motorista curitibano tem que aprender e muito. Ele é mal educado. Sempre está querendo competir. Não da vez para que outro passe, não respeita placas de trânsito, etc... Ele acha que está nas ruas de Curitiba, onde ele anda sempre pela esquerda e ultrapassa pela direita, porque as ruas de Curitiba proporcionam que o condutor estacione, na sua grande maioria na esquerda, quer dizer que, o motorista quando estaciona, desce na calçada. Enquanto que o passageiro corre o risco de ser atropelado. Isso é um problema do órgão, que planeja as ruas da capital, o IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - que alimenta e força o erro dos motoristas.

Acho eu, que virou costume, pois nas estradas é a mesma coisa. Eu nunca tinha visto, mas como tem motoristas que não tem nenhuma noção de como conduzir o seu veículo numa estrada. E reparei que a maioria dos acidentes, que eu observei quando vinha de Itajaí – SC para Curitiba, eram sempre do lado esquerdo da pista, por imprudência de alguns motoristas que não sabem que a esquerda numa estrada é usada para ultrapassar e não ficar amarrando quem vem atrás, vi também motoristas furiosos, quando um carro dava luz para passar, esse condutor freava, gesticulava, apontando para que o mesmo passasse pela direita, porque dali ele não ia sair, outros passavam pelo acostamento achando que eram muito espertos, levando perigo para os demais usuários, e é claro que os caminhões e ônibus contribuindo para o inferno, que é dirigir no fim de feriado ou início dele.

Mas com toda calma, eu vim pela direita andei muito mais do que os que não queriam arredar o pé da esquerda, e consegui chegar a salvo em Curitiba. Porém, muitas pessoas não tiveram essa sorte.

Nenhum comentário: