Total de visualizações de página

07 janeiro 2010

Banho só de balde


O grande número de veranistas e as chuvas prolongadas dos últimos dias reduziram os locais próprios para banho no Litoral paranaense, após o feriado de revellion. O quarto boletim de balneabilidade, divulgado nesta quarta-feira (06) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), informa que dos 43 pontos avaliados nas praias paranaenses, 29 apresentam condições impróprias para banho. Outros 14 pontos estão classificados como próprios.

Os índices aumentaram significativamente se comparados à amostragem da semana passada. Duas condições são determinantes para este resultado: o grande número de pessoas nos municípios litorâneos devido ao feriado de fim de ano, e índice elevado de precipitação nos sete dias anteriores à amostragem, o que aumenta a vazão dos canais drenagem que deságuam nas praias.

De fato, pontos amostrados próximos a desembocaduras de rios e canais são os que apresentam os índices mais elevados. Isto ocorre porque o sistema de coleta de esgoto é feito somente em uma parte dos municípios, estando grande parte das residências dos moradores não-contemplada por sistema de coleta e tratamento de esgoto, além das ligações irregulares nas galerias pluviais. Outro problema são fossas inadequadas que em dias de chuva podem transbordar e atingir o lençol freático. Os pontos com menores índices de Escherichia coli geralmente são aqueles localizados em regiões de baixa densidade populacional e distante das desembocaduras de rios e canais.

Nos rios e baías apresentam condições próprias para banho o Rio Marumbi, em Morretes, e o Rio do Nunes, em Antonina. A localidade da Ponta da Pita e o Rio Nhundiaquara em Porto de Cima e no centro da cidade de Morretes apresentam condições impróprias para banho.


Nenhum comentário: