Total de visualizações de página

29 outubro 2009

[MBA] PSC lei para advertir uso do Photoshop


O Parlamento Francês recebeu um projeto que obrigaria revistas, jornais e sites a identificar as imagens modificadas com o Photoshop. A proposta foi da deputada Valerie Boyer.

De acordo com o Info Online, o texto prevê que todas as agências de publicidade e editores de conteúdo da França devem colocar um aviso no rodapé dos anúncios, indicando que foto foi tratada, como nesta frase: ?Esta imagem foi modificada digitalmente e pode não corresponder à realidade?.

Segundo Boyer, a popularização dos editores de imagens como o Photoshop, da Adobe, ajuda a criar referência de beleza e estética que não podem ser atingidos no mundo real. Dessa forma, os franceses perseguiriam padrões estéticos baseados nas alterações do computador e não em pessoas que realmente existem.

A deputada, que faz parte da ?União por um Movimento Popular?, diz ter o apoio de 50 parlamentares franceses para fazer o projeto tramitar na câmara local. Se a medida for aprovada, os anúncios terão uma tarja com um texto de advertência ao consumidor, como ocorre com a publicidade de cigarros e substâncias farmacêuticas.

Caso o projeto entre em vigor, as multas previstas para quem desobedecer a nova regra estão em torno de 54 mil euros (cerca de R$ 140 mil). As agências de publicidade consideraram a medida, uma intromissão excessiva do Estado na produção de imagens.

Nenhum comentário: