Total de visualizações de página

05 março 2008

O MELHOR PORTO DO MUNDO

Senadora detona porto de Paranaguá 5 Mar 2008 - 04:07

Trechos do discurso de ontem da senadora Katia Abreu (DEM/TO) no Congresso:

…Estamos comemorando com essa triste auditoria do Tribunal de Contas, determinada pelo Tribunal de Contas, a respeito dos portos brasileiros. Quero aqui aproveitar para parabenizar o Ministro, Relator da matéria, Marcos Vilaça, que teve a coragem, a grandeza de apresentar um problema tão grave ao País; baseado num relatório bastante consistente e real, conseguiu convencer todos os conselheiros do TCU de que essa auditoria fosse aberta em todos os portos deste País, que estão à beira, repito, do apagão da ineficiência .

…Então, Sr. Presidente, para que V. Exªtenha uma idéia, o próprio porto de Paranaguá tem hoje em caixa… É um porto com administração estadual. Tem portos com administração federal, portos com administração municipal e portos com administração estadual. Itaqui, Paranaguá e Rio Grande do Sul são os três portos com administração estadual. O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, que é administrado pela Prefeitura, é um porto extremamente eficiente, que funciona à altura dos padrões internacionais. O próprio Porto de Santos tem melhorado a sua perfomance, que é um porto administrado pela União. Mas, francamente, colegas Senadores, Senadoras e Presidente, os três portos administrados por esses três Estados não estão à altura da produção nacional.

O Porto de Paranaguá, com recolhimento de taxas das embarcações do transporte, tem R$350 milhões na conta e não faz o investimento no calado, que é necessário fazer. Agora, a Marinha do Brasil, com senso de responsabilidade, proibiu atracar navios no Porto de Paranaguá à noite, devido ao alto risco nesse transporte, por falta de investimento, por falta de sinalização, por falta de competência administrativa e, principalmente, por falta de responsabilidade com o País.Isso é um crime de lesa-pátria que estão fazendo não só com o Paraná, mas Paranaguá é um porto brasileiro, não é um porto apenas paranaense.

Se o departamento jurídico da APPA e o superintendente Eduardo Requião resolverem entrar com uma ação por danos morais contra a senadora, vão pedir quanto de indenização?

Texto do blog do Zé Beto.

Nenhum comentário: