
A Itaipu Binacional divulgou hoje nota em seu site oficial informando que o blecaute não teve origem na usina. Uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro teria provocado o apagão. De acordo com a nota, havia geração de energia em Itaipu imediatamente após o blecaute e em apenas 15 minutos o sistema paraguaio já estava sendo suprido pela usina, o que reforçaria a hipótese da causa do defeito ser externa.
O diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Eduardo Barata, afirmou há pouco em entrevista à Globonews que o apagão estava, por volta da 0h, concentrado em partes dos Estados do Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo ele, a hidrelétrica de Itaipu já voltou a operar.
Segundo o diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, não houve problemas de geração de energia, mas sim uma deficiência em linhas de transmissão, o que acionou o sistema de segurança da usina, desligando todas as máquinas.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o apagão alcançou o Estado do Rio de Janeiro — o mais atingido — e parte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário