Total de visualizações de página

07 abril 2009

PESQUISA DE JOÃO ELÍSIO


De Roseli Abrahão, no Hora H News

Se as eleições ao governo do Estado fossem hoje o prefeito de Curitiba, Beto Richa, seria o sucessor do governador Roberto Requião. Pesquisa encomendada pelo ex-governador João Elisio Ferraz de Campos, do DEM, e entregue ao governador Roberto Requião, mostra que Beto Richa venceria numa disputa com o senador Osmar Dias por 40% contra 33% dos votos. Num eventual segundo turno, a diferença seria de 48% contra 40%.

A pesquisa, que avaliou os governos de Roberto Requião (86% de ótimo/bom) e de Beto Richa (81% de ótimo/bom), foi feita pela APPM Análise,Pesquisa e Planejamento de Mercado, entre os dias20 e 24 de março, ouvindo três mil eleitores em 121 cidades.

Ao sondar a sucessão do governador Roberto Requião, a APPM simulou um confronto entre os irmãos Dias. Neste cenário, Alvaro sairia na frente com 38% de intenções de votos contra 31% de Osmar. Num eventual segundo turno haveria um empate técnico, com um ponto de vantagem para Osmar 42% contra 41%.

O vice-governador Orlando Pessuti, pré-candidato do PMDB à sucessão do governador Roberto Requião, teria 7% de intenções de votos numa disputa incluindo Beto Richa e Osmar Dias; e 11% se nesta disputa estivessem os irmãos Dias.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos eleitores do tucano Beto Richa está nas cidades com mais de 100 mil habitantes (51%) e do pedetista Osmar Dias nas cidades com até 20 mil habitantes (41%).

Serra, o preferido para presidente

A pesquisa encomendada pelo ex-governador João Elisio Ferraz de Campos também sondou a sucessão do presidente Lula.

O tucano José Serra(foto, ao lado de Aécio) é o preferido dos paranaenses, que venceria com 52% dos votos. Em segundo lugar aparece Ciro Gomes, do PSB, com 17%. A petista Dilma Roussef teria apenas 9%, e a ex-senadora Heloisa Helena, do PSOL, 8%.

Numa disputa onde o candidato tucano seria o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, Dilma seria a quarta colocada.

Ciro Gomes lideraria a corrida com 37%, seguido de Aécio Neves, com 17%; Heloisa Helena, com 12%; e Dilma Roussef, com 11%.

Osmar Dias, o melhor senador


Entre os três senadores paranaenses, a melhor avaliação é do senador Osmar Dias, com um saldo de 62% (65% de ótimo bom; 32% regular e 3% péssimo).

O senador Alvaro Dias chega perto, com um saldo de 60% (64% de ótimo/bom, 32% de regular e 4% péssimo).

O senador petista Flávio Arns alcança 28% (33% de ótimo/bom, 63% regular e 5% péssimo).

Texto do blog de Fábio Campana.

Nenhum comentário: