Total de visualizações de página

08 julho 2011

Chapa Única no PMDB


Depois de muitos desencontros e intensa troca de farpas, a cúpula do PMDB sinaliza o fechamento de um acordo para a definição do novo comando do partido em Curitiba, que será eleito em convenção marcada para o próximo dia 17. Em reunião na noite da última quarta-feira, o atual presidente do PMDB curitibano, Doático Santos, e deputados estaduais da legenda acertaram a formação de uma chapa de consenso, que contemple todas as diferentes alas da sigla, incluindo os grupos do senador Roberto Requião, do ex-governador Orlando Pessuti, deputados federais, estaduais e vereadores da Capital. A ideia é evitar um “racha” que fragilizaria o partido na definição de candidaturas e alianças para a disputa pela prefeitura de Curitiba no ano que vem.

A convenção ganha importância justamente porque o novo diretório eleito no final da próxima semana será responsável por definir os rumos do PMDB nas eleições de 2012. Além disso, a disputa pela prefeitura de Curitiba é vista como uma prévia para as eleições para o governo do Estado em 2014.

Até agora, o PMDB vive um clima de “guerra interna” por conta da briga entre Requião e Pessuti. Os dois romperam relações desde que Requião deixou o governo, em abril de 2010, para disputar a eleição para o Senado. As divergências se refletiram também no comportamento da bancada do PMDB na Assembleia, onde os deputados se dividiram entre a adesão ao governo Beto Richa, e manter-se na oposição.

Texto do blog Política em debate.

Nenhum comentário: