Total de visualizações de página

05 maio 2009

IMBATÍVEIS

Se caminharem juntos, o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) e o senador Osmar Dias (PDT), são imbatíveis na disputa pelo governo do Estado nas eleições do próximo ano. Mesmo a 18 meses da disputa, a cada nova pesquisa divulgada a força do tucano e do pedetista fica mais evidente.
Na tarde de ontem, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Ricardo Barros (PP), divulgou novos números sobre a corrida pela sucessão de Roberto Requião (PMDB). Pelas informações, o instituto Datavox Brasil ouviu 2,5 mil eleitores no mês de abril em 109 municípios.
Pelos novos números, Richa tem 42%, Osmar 37%, Orlando Pessuti (PMDB) 6%, Paulo Bernardo (PT) 2% e Vitor Hugo (PV) 1%. Ou seja, unidos, o tucano e o pedetista atingem quase 80% da preferência do eleitorado.
Se por um lado, a sondagem é animadora para os dois principais postulantes a cadeira de Requião, por outro revela que um combate direto pode ser de grande risco tanto para Richa como para Osmar.
Recém reeleito para mais quatro anos à frente da Prefeitura, Richa, para disputar as eleições, tem que renunciar a quase três anos de mandato, em abril de 2010.
A situação de Omar Dias também não é das mais confortáveis. Seu mandato de senador vence no próximo ano. Assim, se optar pela disputa do governo do Estado e não tiver sucesso, também fica sem mandato. Por outro lado, todos apostam que se reelegeria para mais quatro anos no Congresso com folga.
Diante deste cenário, apesar da disposição de ambos em assumir o Palácio das Araucárias, o entendimento ainda é o caminho mais garantido para preservação dos respectivos futuros políticos.

Texto do blog Política em debate.

Nenhum comentário: