Total de visualizações de página

19 maio 2011

O Equivocado


Do Carlos Alberto Pessôa para Ideias

A atuação do deputado Valdir Rossoni à frente do poder legislativo paranaense tem sido até aqui irreprochável, pra usar palavra de trânsito livre nas boas casa do ramo;desde sua eleição praticamente não há dia útil sem que a Casa do Povo seja alicerçada com bom gesto ou ato; ora, é o fechamento de postos ociosos, ora o aperto das cravelhas nos ditos fantasmas, ora o corte de despesas supérfluas, ora exigências comezinhas nas empresas privadas e assim por diante.

A soma destas ações e gestos gerou algo incomum na já longa história da instituição – um belo superávit nas suas contas! Superavit que deveria servir de exemplo para os outros dois poderes. Pois resultado de austera gestão do rico dinheirinho do povo, da população.

Isto dito, chegamos ao ponto: o presidente Valdir Rossoni teve a má idéia de protagonizar belo gesto, simbólico gesto mas em endereço errado: entregou ao governador Beto Richa parte do superávit obtido com tanto sacríficio e tantas incompreensões!

Ora, o Legislativo não deve nada ao Executivo! O Legislativo é o poder popular por excelência! Tem verba própria. Que não é propriedade do Executivo, mas do Estado, o que é diferente. E propriedade por delegação da população.

Compreendemos o sentido do gesto do presidente Rossoni, mas o achamos totalmente equivocado, pois pressupõe uma hierarquia entre os poderes! Mais! Pressupõe também viés subalterno do Legislativo face a face com o Executivo. O que é lamentável. E deve ser combatido.

Nenhum comentário: